domingo, 15 de junho de 2014

Nova estação de trabalho e algumas regrinhas de ergonomia


Durante esse tempinho que fiquei trabalhando em casa percebi o quanto a minha escrivaninha era ERRADA, em todos os níveis possíveis. Eu não tinha percebido antes o quanto era ruim, pois ficava nela pouco tempo durante o dia, já que eu trabalhava fora o dia inteiro e quando chegava em casa, nem queria saber de computador. Mas então tive uma semana super intensa de trabalho naquela mesa e fiquei com muitas dores no braço/ombro/pescoço, principalmente do lado direito (sem contar as dores nas costas de ficar sentado o dia todo).

Acho que a dica mais importante que posso dar para as pessoas que trabalham ou pretendem trabalhar de casa devem fazer antes de qualquer coisa: pesquisar sobre ergonomia e buscar uma mesa e cadeira mais adequada possível. Isso inclui: 

Mesa
-altura ideal de 73cm do chão
- teclado, mouse e tablet devem estar sempre na mesma altura
- alinhar a altura da tela para que o centro dela esteja na altura dos olhos (no meu caso, uso livros grossos para deixar a tela mais alta)
-a distância do nosso corpo até a tela deve ter pelo menos o espaço do braço estendido (estenda o braço até a tela - você não pode tocá-la)

Cadeira
- o  braço e antebraço devem estar em 90 graus
- o antebraço deve estar apoiado na mesa, sem forçar os ombros
- o ideal é que a cadeira tenha apoio para o braço
- as pernas devem estar dobradas de 90 a 130 graus, e se não alcançar o chão, use um apoio para os pés. (se você coloca os pés para trás da cadeira, estará comprometendo a circulação da perna)

Estas são algumas regrinhas que pesquisei, algumas delas quem deu foi inclusive uma profissional que foi na editora onde eu trabalhava antes, ela foi de mesa em mesa explicando. Claro que nem tudo que ela disse eu consegui seguir a risca, primeiro porque não fico confortável na mesma posição por muito tempo, gosto de dobrar e sentar na perna, entre outros... mas o mais importante tento sempre seguir pra evitar mais dores e lesões.

Foi por essas e outras que decidi comprar uma mesa simples e reta, sem gavetas nem aquele apoio embaixo pra mouse e teclado (não cabe a tablet junto, então as coisas ficam em níveis diferentes, que como eu disse antes É TERRÍVEL pra postura). Aproveitei o grande espaço pra colocar uma mesa dobrável portátil da Mocho. A minha antiga era muito grande e pesada para carregar e ocupava um espaço bizarro no meu quarto. Agora meu quarto está bem mais amplo, eu até coloquei alguns puffs!!! Afinal, conforto é tudo quando se trabalha em casa... xD

Espero que esse post tenha ajudado vocês.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Amei esse post...
    Acredito que faço muita coisa errada também rs sinto dor ao estudar dias e dias ;x

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas é impressionante como algumas mudanças pequenas fazem uma puta diferença! =)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...