quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Meus materiais de desenho I

Como já tinha comentado, decidi fazer um post com os materiais de desenho que mais uso. Se quiserem mais informações sobre cada um deles, me avisem nos comentários! ;)

Genty, eu não uso materiais super profissionais, primeiro porque são muito caros, segundo porque não é o material que garante o melhor resultado. Claro que em alguns casos, vai dar uma qualidade melhor, e quem trabalha com isso vai sempre buscar essa qualidade. Apesar disso, eu sempre"me viro" com os materiais que a gente encontra nas papelarias. Marcas como Faber Castell e canson oferecem uma linha profissional, que é superior aquelas escolares, e gente, eles fazem milagres! rs...


1- Canetinhas MagicColor (coloridas e tons de cinza)
2- Pincéis de pelo de marta (muito antiguinhos, preciso de novos) são ótimos pra aquarela!
3- Godê e conta-gotas
4- Aquarelas de tubinho da Pentel
5- Pastel oleoso da Faber Castell
6- Lápis de cor 48 cores da Faber Castell
7- Canetas nanquim descartável (ou caneta técnica) das marcas Staedtler e Unipin (minha preferida). Tenho outras também de ponta fina/porosa, caneta gel branca, marcadores permanentes, canetas para mangá da Faber Castell e canetas-pincéis ótimos para preencher espaços maiores. (posso fazer um post só para falar das canetas!!)
8- Canetas hidrográficas de ponta grossa da Faber Castell e Poscas de vários tamanhos








Estes são os papéis que mais uso, uma linha profissional da Canson. O papel layout foi um achado porque ele tem superfície de sulfite (bem lisinha) mas é mais grosso, 120g se não me engano. É ótimo pra usar nanquim. O de aquarela aguenta bem mas eu acho muito texturado (papéis de aquarela no geral são bastante texturados) e não dá pra fazer um trabalho muito delicado.

Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Oi Mary.Tudo bem?
    Qual a diferença dos markers da Posca pros da Magic Color?Vi em uma papelaria e fiquei em duvida se compro ou não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tecnicamente as canetas Magic color são marcadores e as Poscas são marcadores definitivos. As magic color são, digamos, "aguadas"elas não dão cobertura total e vc pode sobrepor umas as outras. As poscas são bem concentradas e vc consegue usar em todo tipo de superfície, desde papel até a parede. Então depende do tipo de trabalho e efeito que vc quer. Espero que tenha entendido ;)

      Excluir
  2. Gostaria muuuuito de saber desenhar, acho lindo, é um dom! :) Bjos!

    http://diariodabrunet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu particularmente acredito que qualquer pessoa que realmente tenha VONTADE de aprender consegue. Alguns tem mais habilidades, outros menos, mas "todos"conseguem fazer alguma coisa legal. Quando tinha uns 11 anos mais ou menos meu sonho era ser desenhista artístico, desses bem bem qualificados, e graças a vontade incessante que eu tinha, aprendi muita coisa sozinho, do pior jeito: errando várias vezes rss.

      Excluir
  3. Nossa que arsenal, armada até os dentes! rsrsrsrs
    Não posso ver material de desenho que fico louca pra comprar. Até mais!

    ResponderExcluir
  4. Uma dúvida é: você realmente escolhe o que gosta? Acho difícil responder isso. Eu mesmo não sei exatamente por que gosto tanto da arte do desenho e por que cheguei a este tipo de blog, de novo... Simplesmente gosto. Já vi inclusive como esse mercado é difícil e escasso em nosso atrasado país, e mesmo assim continuo gostando. Vejo a arte de desenhar como sendo um verdadeiro e incrível trabalho (sem falar que é muito provavelmente uma forma universal de comunicação), desde os métodos tradicionais mais antigos até as técnicas digitais que existem hoje em dia.

    Eu procurei gostar de outra coisa, e ganhar um bom dinheiro primeiro. Escolhi estudar na área de tecnologia/gestão: vi um monte de coisas doidas, li livros científicos em inglês, me formei, aprendi a fazer software, fiquei bom na informática, arrumei emprego, e não paro de ler e de me informar, senão é como se nunca tivesse aprendido nada (ou quase isso). E o desenho... ficou pra trás, sendo que não era isso o que eu pretendia. É difícil explicar sabe. Imagine que você passou a última década dedicando-se bem mais à computação e aí de repente você abandona tudo o que aprendeu... Parece desperdício...

    Hoje sinto uma insatisfação grande comigo mesmo. Acho que é porque não sei mais onde quero chegar. Acontece que, se você quer crescer na tecnologia, muito do seu tempo e da sua energia é consumida. Você passa várias horas concentrado e lendo códigos no computador e tem época que precisa ficar passando noite em claro para descobrir um jeito de resolver um problema que ninguém consegue te ajudar. E com desenho acontece algo parecido: tem que treinar e dedicar muito, sempre. Hoje eu sei que não há tempo para manter essas duas coisas tão diferentes no eu dia a dia, da mesma forma que não dá certo ter duas mulheres (esposa e amante) rsrs

    Parabéns Mariana por seguir sua vontade, por ajudar postando conteúdo escasso e fazer alguma diferença. Espero que consiga mostrar a pelo menos uma parte do nosso país o que é dedicação ao trabalho, o que um verdadeiro artista pode fazer e como é possível sair ganhando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se é uma questão de escolha, mas como humanos temos propensão para certas áreas na nossa vida. Quem gosta muito de arte e acaba se afastando, se frustra de alguma forma. Alguns conseguem viver com isso, outros ficam com a pulga atrás da orelha. Uma vez, descobri que minha mãe gostava muito de decoração e desenho técnico, mas abandonou ainda na adolescência. Hoje ela faz algo muito diferente disso. Me surpreendi porque não conhecia esse lado dela... Eu acho que tive muita sorte de poder trabalhar com isso e seguir adiante. Mas também não foi por falta de trabalho e perseverança. Apesar de ter algumas coisas a meu favor, ainda assim, é preciso lutar pra conseguir. =)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...