sábado, 20 de julho de 2013

Como aplicar retículas usando Photoshop

Estou repostando este tutorial, que estava no meu blog antigo. Acho que é bem legal para saberem como eu costumava aplicar as retículas nas páginas:



Como muita gente já me perguntou como colocar reticulas no Photoshop, decidi fazer um tutorial rápido e prático! Eu usei uma das páginas do meu fanzine Vidas Imperfeitas, que também postei no meu DeviantART como divulgação da terceira (e nova) edição - que ainda está em andamento.

Passo 1
- Onde baixar retículas?

Bom, existem vários sites para screentones (nome usado em inglês), mas o melhor que achei foi esse: http://psychobob.xepher.net/screentonez/ Ele tem as retículas mais básicas pra quem faz mangá ou quadrinhos.




Passo 2 - Depois de baixar, arraste o arquivo para o Photoshop, que o programa salva sozinho em "Patterns".



Passo 3 - Abra o arquivo que deseja utilizar (nesse caso, a minha página).Passo 4 - Selecione a área que deseja colocar retículas. Você pode usar lasso tool, varinha mágica, máscara rápida, ou o que achar mais fácil.

Passo 5 - Vá em LAYER/ NEW FILL LAYER/ PATTERN...Passo 6 - Ao abrir a nova tela, marque o MODE como MULTIPLY e clique OK.




Passo 7
- Agora escolha uma das retículas clicando na seta para baixo.
Passo 8 - Você pode corrigir alguns erros usando o pincel e a borracha, mas lembre de deixar as cores da paleta invertidas (em vermelho), porque é assim que funciona o modo de máscara da camada pattern (seta indica a máscara).







Bom, esse é o modo simplificado pelo qual coloco reticulas nos meus trabalhos.. claro que com o tempo fui evoluindo, hj já consigo colocar reticulas com gradientes, entre outros... se você fuçar nas ferramentas, irá acabar descobrindo métodos novos! ^^



Dica: Apesar de existirem várias retículas e texturas por aí, não é bom usar todas em apenas uma imagem. Isso a deixa carregada e poluída. Escolha alguns tipos para sombras, pele, cenários, etc... sempre mantendo uma unidade!





Espero que tenham gostado desse tutorial e que tenha lhes sido útil! ^^
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Eu usava um Editor Furreco, mas agora estou treinando com o photoshop, ainda não sei muita coisa, mas um dia eu consigo terminar esse tutorial! UHASHUAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah boa sorte! Se precisar de alguma ajuda, estamos aí =)

      Excluir
  2. Nossa, quanta coisa tem naquele site! Vlw Mari XD
    Será que são livres pra qualquer tipo de uso?

    Ultimamente ando praticando bastante a finalização com retículas. To fazendo tudo no gimp mesmo, inclusive as retículas, mas tem muita coisa impossível (ou chatas) de fazer. Aqueles packs vão ajudar bastante x'D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que eu saiba, é livre para usar, sim! Se precisar de ajuda, avise =)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...