quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A saga do TCC - Parte 1

Como foi pedido, escreverei aqui um pouco do processo do meu TCC, para as pessoas que gostariam de escrever sobre quadrinhos ou assuntos relacionados, ou que apenas gostariam de saber como é passar por essa experiência. E tenho que dizer: é exatamente como todos dizem. Agonia, desespero, a sensação de estar sendo sugado por um campo obscuro e sombrio, onde parece que tudo está fora do seu controle e tudo o mais... mas calma! Não é sempre assim. Não quando você escolhe um tema que lhe agrada e que te faz pensar.

Provavelmente você terá que fazer algo que nunca fez, virar escravo das NBRs (conjunto de normas pra realização de documentos ou trabalhos acadêmicos), mas no meu curso, sou apenas escrava de algumas, tendo muita liberdade de criar. Vai ter que estar preparado para apresentar fontes (aparentemente, algo só é verdadeiro quando você tira ele de algum lugar) e isso tem me aborrecido muito, porque sei de muita coisa que não lembro da onde tirei, um conhecimento empírico.

É você querer dizer tantas coisas e não saber como. Não saber por onde começar, até que recebe um chute da sua consciência e as primeiras palavras começam a se concretizar. É ler e reler, remendar. É bom estar preparado para o tema (mas quantos realmente o estão?), ler bastante, conhecer a opinião de vários autores, enfim...

Ás vezes, você vai querer enfiar a cabeça na terra, porque parece que está tudo errado. Se seu orientador for como o meu, ele irá dizer que não está errado, se eu estiver escrevendo de um jeito que eu gostaria de ler. Terá um alívio momentâneo e finalmente desempacar, para depois cair no mesmo buraco de novo. No fundo, a única coisa que terá certeza é a de que precisa escrever, não importa o quê, nem importa como, apenas escrever.
Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Cuidado quando o orientador parece bonzinho demais, pois eles nem sempre (eu disse NEM SEMPRE) o são.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas o problema não é ser bonzinho nem ser carrasco, mas ajudar em alguma coisa.. as vezes temos muitos medos pq não temos segurança em relação ao TCC, pq é mta coisa nova e pelo menos a gente não costumava escrever textos acadêmicos..

      Excluir
  2. "É você querer dizer tantas coisas e não saber como. Não saber por onde começar, até que recebe um chute da sua consciência e as primeiras palavras começam a se concretizar. É ler e reler, remendar. É bom estar preparado para o tema (mas quantos realmente o estão?), ler bastante, conhecer a opinião de vários autores, enfim..."

    É exatamente assim que eu me sinto quando vou escrever qualquer coisa, texto, redação, roteiro de alguma historia... Se você não tiver determinação, paixão, pensamento positivo... Desiste na primeira queda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, com certeza! É preciso ser perseverante rs

      Excluir
  3. Se teve uma coisa que eu sofri muito com o meu TCC foram as formatações, principalmente com as NBRs XD perdi a conta de quantas vezes eu revisei a monografia, chega uma hora que você já decora a ordem dos tópicos e das páginas ahauhuhua
    E também tive que ler muita coisa pra colocar como referência no meu TCC, aprender a pegar citação e como citar. Como o meu tinha uns gráficos, também me tomou umas dores de cabeça organizar tudo certinho.
    Devo muito a minha orientadora, tem muita gente que reclama do orientador ser carrasco e talz, mas no meu caso eu tenho uma relação boa com ela e fiz o possível pra cumprir com o cronograma que a gente elaborou. Fora que devo a ela pelo que eu consegui com o Sigma Pi até então.

    Mas no final, é um trabalho gratificante que te faz ver com outros olhos algumas coisas que você antes não parava pra prestar atenção. Pra mim foi muito bom poder conseguir conciliar Química e HQ, tive muito medo da proposta ser rejeitada e ter que fazer um outro tema. Quando me falaram que eu podia fazer esse tema como TCC, fiquei tão feliz! LOL

    É isso, aí! Boa sorte na reta final do seu TCC, Mary! lol

    ResponderExcluir
  4. olá!
    eu sou um grande fã da sua arte
    eu gostaria de pedir parceria entre os blogs, aqui o meu:
    http://fewiip.blogspot.com.br
    por favooooooor dê uma olha please!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Já te adicionei nos parceiros, o link pro meu banner está no menu da esquerda!! Obrigada ;D

      Excluir
  5. Parabéns Mary acompanho a hq tem um tempo e ela esta cada vez mais se ´´expandindo´´ parabéns!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...