quinta-feira, 10 de maio de 2012

Sobre a edição definitiva e um Artbook

Olá, pessoal! Desculpem a minha ausência. Eu estava percebendo um padrão do meu humor nos últimos tempos, que era uma variação entre uma deprêzinha chata, para um desânimo total, para uma doença física psicossomática, que me faz repensar como vivo a minha vida e depois volto a me animar novamente. A verdade é que também estava sem tempo [e vergonha na cara] de fechar a sexta edição do fanzine pra impressão [fora os probleminhas básicos que encontrei no InDesign na diagramação] e por isso estou toda atrasada! Me desculpem mesmo >_<

Mas aí outro dia eu tava pensando... que preciso de dinheiro LoL então decidi levar adiante ideias antigas e ainda me deram algumas ideias novas, como é o caso do Artbook. Mas voltando às ideias antigas, eu realmente queria fazer uma edição definitiva do fanzine, com todas as edições juntas num encadernado de lombada quadrada e tudo mais pras pessoas poderem guardar na prateleira com todo o carinho [viajando..] A ideia era fazer como minha amiga, que quando concluiu a serie dela, usou as brochuras das edições avulsas, colou-as em casa mesmo e só mandou refilar e fazer as capas BEM bonitinhas com papel cartonado glossy. Foi caseiro mas ficou bem bacana. O custo de produção foi infinitamente menor que em gráficas e ela conseguiu vender por um preço BASTANTE razoável. Acho que vale a pena, já que o resultado final foi também bastante satisfatório. Eu só queria saber qual o interesse dos leitores nessa edição, que vai ser num tamanho próximo ao A5 [um pouco menor pra aproveitamento do papel da capa e refilamento] e um preço por capa de no máximo R$20 reais. Eu só precisava ter uma ideia de quantos produzir nesse primeiro momento e já preparar o investimento rs. E também pra focar todo esse trabalho num momento só, pra não precisar fazer muitas reimpressões. No primeiro momento, vou só fazer um levantamento de interesse, mas mais pra frente, quando a ideia estiver mais concretizada, também posso abrir encomendas prévias, mas é claro que com o comprometimento da pessoa que pediu em comprar o seu dps, rs...

A ideia do Artbook é um pouco mais complexa, porque me sugeriram fazer em gráfica, com bom acabamento e impressão. Algo nada muito extravagante, com algumas ilustrações coloridas minhas (cerca de 20 trabalhos). O preço que pesquisei de artbooks A4 de 20 páginas era em torno de 35 dólares. É, é meio caro mas depende muito do interesse das pessoas em algo assim. Pensei em fazer um Artbook temático, como com ilustrações de personagens do fanzine, mas no fundo eu não sei se tenho trabalhos decentes em número pra isso, de qualquer forma. O que vocês acharam da ideia? Vale a pena investir num Artbook? Temático ou não? Fazer algo mais simples, tipo em tamanho reduzido para diminuir o preço é mais atrativo? Comentem, pls! Essa autora que vos fala precisa ganhar uma grana extra pra poder executar seus planos maléficos de dominação universal [vulgo TCC] por isso qualquer ideia é bem vinda! xD

Ah, btw... saiu uma nota no HQ Maniacs sobre o lançamento da sexta edição: http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=noticias&cod_noticia=34379&fb_source=message

Yay!


Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Eu bem endosso a edição definitiva com todas as hqs juntas! *-*

    Quanto ao artbook, não poderia ser misto? Digo, uma parte com ilustrações referentes à sua HQ e outra com trabalhos de uma série X de ilustrações que poderia fazer? De repente essa essa série separada poderia fazer vagas alusões à HQ, pra não ficar destoante. Ah, enfim, só uma ideia à la brainstorm pra você crivar... :)

    E parabéns pela menção no HQ maniacs! #sucesso

    ResponderExcluir
  2. Se vc fizer um art book SEU o quadrinho é parte do seu trabalho então combinaria o que o Arino falou de juntar os dois...
    A idéia de uma edição definitiva parece bem bacana!

    ResponderExcluir
  3. Digo SIM pra tudo, e compro os dois huiahoiaho. Mas ainda acho que temático fica mais objetivo.

    ResponderExcluir
  4. Ah, eu sou a favor das duas idéias! ^_^- O encadernado sempre chama atenção! E o Artbook é muito legal também! Quem sabe reduzir o tamanho do artbook pra A5 seja uma solução... mas acho que pode perder um pouco a graça sabe... >_<' O legal é ter ilustrações grandonas pra ver todos os detalher e ficar babando!! xD É o que eu acho, neh... Mas enfim, tem q calcular o custo beneficio!

    ResponderExcluir
  5. Apoio. Se você fizer isso, compro todas as edições encardenadas XD

    ResponderExcluir
  6. Mary adoro seu trabalho... é realmente incrível...
    Gosto bastante da ideia de um volume único
    e o artbook já é meu sonho de consumo. ^^

    ResponderExcluir
  7. Eu acho legal as 2 idéias, tanto a do encadernado especial como do artbook! lol
    Artbook eu acho mto legal então se vc fizer um eu compro sim!

    Uma coisa que eu acho muito bacana (e vira e mexe eu pegava uns posts antigos aqui pra ficar lendo) é sobre como se deu o seu processo de criação dos personagens e roteiro pro Vidas Imperfeitas. Acho que poderia ter tanto ilustrações (colorida e preto e branco) como também uns textos, fichas e sketches extras, tipo os que você colocou na edição 5. Tô querendo fazer algo assim pro Sigma Pi futuramente.

    E parabéns pela nota no HQ maniacs! /o/

    ResponderExcluir
  8. Mari! Tenho conversado com diversos amigos, aqui e fora também. E dos de fora, que possuem mais contatos com grandes artistas da área, sugerem sempre que todo artista faça seu artbook, em boa qualidade, mesmo que seja um! E esse um, seja divulgado em eventos grandiosos, tal como o ComicCon(principal) Pois lá, expondo, seja para vender alguns, olheiros sempre procuram, e é também a forma como muitos conhecidos, começaram. Acho o artbook a idéia suprema. Eu mesmo devia estar fazendo também ehehah, Fiquei com vontade de reencontrar vossa senhorita.

    ResponderExcluir
  9. Eu prefiro comprar uma edição definitiva, toda bonitinha, e dar logo 20 conto nela. Já ia até dar essa idéia hehe.

    Já a idéia de um artbook, não sei bem se daria certo. Pra quem você estaria fazendo? Pros fãs do fanzine ou como portifólio? Isso vai definir o que pode entrar nesse artbook.

    Acompanho seu flickr, material suficiente você tem. =)

    Mas penso mesmo é no investimento que necessita, e quantos iam realmente comprar...Pode sair bem caro.

    Buenas sorte na sua nova etapa de projetos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...