quinta-feira, 10 de março de 2011

Video Tutorial - Finalização no Photoshop

Hoje eu decidi criar um tutorial (se assim pode-se dizer) de como eu finalizo minhas páginas no Photoshop. Acredito que algumas pessoas tenham dúvidas e a enquete mostra uma maioria que busca por tutoriais. O video não ficou muito minucioso, mas dá pra ter uma noção de como trabalho. Eu poderia ter feito um passo-a-passo, mas ficaria longo demais e eu teria que dividir em várias partes, mas estou sem tempo pra montar algo assim, então fica pra próxima. Talvez eu divida em vários tópicos rápidos levando em consideração o que as pessoas tem mais dúvida. Por isso, deixem sua opinião, crítica, dúvida, etc!






Também aproveitei para scanear duas etapas: o lápis e o desenho finalizado à caneta desta mesma página.




Como podem ter reparado, eu não costumo preencher todos os pretos à mão, por motivos bem simples, além de ser muito fácil de borrar, também gasto menos tinta. Os detalhes em preto faço com uma caneta-pincel da Faber Castell. Essas canetas são muito úteis!!

Bom, é isso. Espero que tenham gostado! =D
Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O tutorial em si é bem legal, mas acredito que quem não tenha um certo conhecimento no Photoshop não vá entender muito bem a parte da aplicação da retícula (tipo a parte que você usa a máscara)
    Seria bacana se você explicasse bem rapidinho mesmo como usa essas ferramentas.
    Mas eu gostei bastante, quando começar a produção do meu farei assim! É uma maneira rápida e fácil até, e com uma arte final muito bonita!

    ResponderExcluir
  3. Um tutorial de como coloco retículas já existe e é bem detalhado: http://marycagnin.blogspot.com/2010/03/como-aplicar-reticulas-usando-photoshop.html

    Esse video mostra mais uma ordem de como finalizo e não exatamente um "como fazer", por isso comentei sobre a idéia de tutoriais mais específicos e explicativos.. agora preciso saber por onde começar e saber o que o pessoal tem mais dúvidas.

    ResponderExcluir
  4. Gente que legal isso *_* não é a toa que seu hq é tão lindo!

    Eu mal desenho coisas em quadrinhos xD

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei ver como você faz. Tem muita coisa diferente do que eu faço e isso soma a nossa experiência!

    Sobre as dúvidas mais detalhadas, eu queria saber o que você faz pra fazer os contornos dos balões e das letras tão facilmente assim... E de onde você tirou esse monte de patterns de retículas aí. =P

    Outro detalhe: adoro Set The Fire To The Third Bar do Snow Patrol! =P É uma das minhas preferidas. E a outra banda não conheço, mas vou atrás, porque curti a música.

    ResponderExcluir
  6. Naum pude ver o video porq minha net é discada!! U_U'

    Um pergunta vse faiz lineart no pc??

    ResponderExcluir
  7. A minha dúvida é praticamente a msm q a do Marcus; onde vc conseguiu esses padrões pra reticular? Eu faço diferente; uso o manga studio como suporte pra retículas e aplico ele como nas camadas, mas o efeito é semelhante.

    Gostei muito! Por isso q sua história está cada vez mais linda!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, como tinha falado, eu já fiz um tutorial bem explicativo sobre como coloco as reticulas usando Photoshop, inclusive com o site onde pego reticulas: http://marycagnin.blogspot.com/2010/03/como-aplicar-reticulas-usando-photoshop.html

    ResponderExcluir
  9. Adorei as músicas, é interessante ver como as páginas foram feitas, pelo menos pra mim faz eu gostar mais do resultado final, por pensar "Nossa, ela era de tal jeito antes".
    Você parece saber mexer em muitas coisas no PS, eu ainda não tô assim, mas com certeza vou ficar.
    Qual é a sua versão?

    ResponderExcluir
  10. Ah, não tinha visto o outro tutorial!

    ResponderExcluir
  11. Ei, eu adoro seu fanzine, suas histórias são perfeitas! Algum dia quero desenhar assim como você!

    Eu queria saber, você usa tablet? Ou domina o mouse mesmo?

    Beijinhos, Mary. :3

    ResponderExcluir
  12. Oi Mary!

    Adorei seu Blog! Muito legal os seus fanzine :D
    Encontrei seu Blog pela revista.

    Amy

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...